Detecção Automática de Incidentes - DAI
O sistema de Detecção Automática de Incidentes (DAI) tem por objetivo reforçar a capacidade do CCO e racionalizar os seus recursos, reduzindo qualquer dúvida sobre a importância do evento e visualizando a situação em tempo real ou com um atraso muito pequeno. A imagem do evento é transmitida ao operador que pode atuar na tomada de ações em função da natureza do incidente.
Outro objetivo é a análise da situação no local onde um incidente é detectado (acidente, veículo parado, fila, etc.) e iniciar as ações dos planos de contingência pelos serviços de exploração da rodovia. O registros do DAI é uma grande ajuda ao operador para análise posterior.
Existindo uma reação rápida seguida a um alarme, há garantia de um padrão de tráfego mais fluido.
Como função básica, substitui os olhos dos operadores para detectar todas as situações anormais de tráfego:
- Veículo parado;
- Incidente;
- Formação de Fila (nível de serviço);
- Veículo em sentido inverso na auto-estrada;
- Acidentes e parada de veículos nas vias de circulação;
- Utilização indevida do acostamento e/ou de rampas de
emergências;
- Etc.
Estes alarmes são gerados a partir de encoders de video, instalados junto a cada câmera na rodovia, acomodados em sub-rack próprio com fonte de alimentação, recebendo o sinal de vídeo analógico, ou seja o sinal de vídeo ainda não comprimido.
Posteriormente, os alarmes são enviados ao Servidor de comunicações e Base de Dados. Juntamente com os alarmes, também efetua-se o envio das imagens comprimidas relativas ao incidente para a Base de Dados do Servidor com uma duração pré-parametrizada e correspondente a um período antes e depois do incidente.
Para implementação de sistemas de detecção de incidentes, a Tracevia conta com a larga experiência da Traficon, uma empresa com comprovados sucessos em Gravação, Processamento e Detecção de Vídeo, que possui centenas de sistemas implantados em todo o mundo.
A Tracevia é integrador autorizado Traficon e possui dezenas de
sistemas instalados nos últimos 10 anos.